Ortodontia

A ortodontia é a área da medicina dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes ou maxilares posicionados de forma inadequada.

Estas disfunções podem interferir com as principais funções da boca, a fala e a mastigação, e com a estética.

Aposte na prevenção

O uso de aparelho dentário poderá prevenir inúmeros problemas. Ao corrigirmos a forma como os dentes se encaixam, estamos a permitir uma mastigação mais eficiente, reduzindo possíveis problemas digestivos.

Por outro lado, podemos evitar disfunções na articulação temporomandibular e deste modo melhorar questões como cefaleias, dores cervicais, dos ombros e costas, causadas pela sobrecarga nos músculos de mastigação.

Ao corrigirmos os casos de apinhamento dentário, vamos permitir uma higienização mais eficaz dos espaços entre os dentes e evitar o aparecimento de cáries ou doenças gengivais.

ortodontia

Alinhamento para um sorriso mais harmonioso

A ortodontia proporciona um sorriso mais harmonioso e devolve saúde e bem-estar.

Não só estará a prevenir problemas como alterações digestivas, dores de cabeça e da articulação dos maxilares, como estará a melhorar a sua higiene oral e a estética do seu sorriso.

Avaliação precoce

Não existe uma idade mínima ou máxima para a utilização de aparelho dentário. Contudo, há indicações específicas para cada idade.

Em idades mais jovens, além de alinhar os dentes é também possível redirecionar o crescimento ósseo dos maxilares e do palato.

Atuar nesta altura do crescimento é crucial, pois existe uma janela de oportunidade única para evitar a desarmonia dos maxilares e permitir que qualquer tratamento ortodôntico em idade mais avançada seja significativamente mais rápido e simples.

Traga o seu filho a uma consulta de avaliação pois ainda que não reconheça nenhum problema visível, esta é a melhor forma de garantirmos um crescimento harmonioso e com saúde.

Em que idade se deve colocar aparelho dentário?

Entre os 10 e os 14 anos, o crescimento ósseo encontra-se no seu pico, o que faz com que os dentes e maxilares respondam melhor ao tratamento ortodôntico. No entanto, há casos em que uma intervenção mais precoce pode ser necessária.

O mais importante a reter é que quando os dentes definitivos começam a nascer (entre os 6 e os 7 anos), deve ser feita uma consulta de diagnóstico para avaliar a necessidade de tratamento e qual a melhor idade para o iniciar.

Os aparelhos não são apenas para crianças! Cada vez mais adultos usam aparelhos dentários para melhorar o seu sorriso e a saúde oral.

O tratamento ortodôntico também pode ser feito em idade adulta?

Sim! O tratamento ortodôntico não tem limite de idade.

É necessário um diagnóstico individual para verificar se é possível corrigir a má oclusão, bem como se as estruturas dentárias e ósseas permitem a realização do tratamento.

A idade, por si só, não é uma contraindicação para o tratamento ortodôntico.

Qual o melhor aparelho, o fixo ou o removível?

Esta questão requer uma avaliação personalizada de cada caso. Cada tipo de aparelho tem indicações diferentes.

Geralmente, aparelhos fixos são mais comuns para o tratamento de adolescentes e adultos, que já têm os dentes definitivos. O aparelho removível é mais indicado para tratamentos mais simples e em crianças, que ainda têm dentes de leite e estão em fase de crescimento.

ortodontia

Quanto tempo dura um tratamento de ortodontia?

A duração do tratamento varia de paciente para paciente dependendo do problema a corrigir, podendo ir de alguns meses a 2 anos ou mais.

Existe a possibilidade de os dentes voltarem à posição original após o tratamento?

Os dentes têm uma tendência natural para voltar à posição original. Como tal, é sempre recomendado o uso de uma contenção, que pode ser fixa e/ou removível.

A contenção fixa, como o nome indica, fica fixa nos dentes e requer apenas uma ótima higiene, não tendo o paciente de se preocupar com a sua colocação ou remoção.

A contenção removível será colocada, removida e higienizada pelo paciente consoante as instruções do ortodontista.

Quanto tempo dura um tratamento de ortodontia?

Perguntas Frequentes - FAQ

Alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento com aparelho fixo.

Alimentos muito duros e pegajosos podem descolar brackets e danificar o arco, aumentando o tempo de tratamento.

Alimentos e bebidas muito pigmentados podem escurecer os elásticos e o esmalte em volta dos brackets. Bebidas gaseificadas podem enfraquecer a cola dos brackets.

Por norma, a consulta de controlo é feita uma vez por mês.

A extração dos dentes do siso é ponderada individualmente, podendo ou não haver essa necessidade.

O aparelho ortodôntico em si não causa cáries, mas pode contribuir para a retenção de comida e placa bacteriana nos dentes, aumentando assim o risco de cárie.

Para evitar esta situação, o paciente deve manter uma excelente higiene oral.

Não, o que pode provocar manchas durante o tratamento é a uma higiene oral insuficiente, o consumo excessivo de alimentos e bebidas fortes em pigmento, ou o fumo do tabaco.

Há casos em que é necessário extrair dentes, mas hoje em dia existem aparelhos auxiliares que podem evitar as extrações dentárias.

Uma avaliação pormenorizada de cada caso e um diagnóstico correto são essenciais.

A cimentação do aparelho dentário convencional não causa dor, mas o paciente pode sentir desconforto nos primeiros dias devido ao movimento dentário.

Não. A cimentação de brackets não danifica o esmalte.

No entanto, é muito importante manter uma boa higiene oral durante o tratamento, pois a acumulação de placa bacteriana junto aos brackets pode levar ao surgimento de manchas de desmineralização, cáries ou inflamação da gengival.

Para evitar esta situação, o paciente deve manter uma excelente higiene oral.

Não. A cimentação de brackets não danifica o esmalte.

Alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento com aparelho fixo.

Por norma, a consulta de controlo é feita uma vez por mês.

Casos Clínicos - Ortodontia

Ortodontia – Caso 10

Ortodontia – Caso 9

Ortodontia – Caso 11

Alinhadores - Tratamento Branqueamento - Tratamento Branqueamento Dentário Ortodontia
formulário

Marque a sua Consulta

Deixe os seus dados, a nossa Gestora de Pacientes tratará de tudo.